Nossas
Notícias

26 de julho de 2016

Como trabalhar com plástico reciclado e concreto protendido na construção sustentável

Desperdício, despesa e poluição. Esses são alguns dos problemas possíveis de serem resolvidos com o reaproveitamento de determinadas matérias-primas, por vezes consideradas dispensáveis quando aparentam ter perdido sua utilidade. Quer um exemplo? Um dos melhores é o plástico reciclado que, quando empregado em obras de construção sustentável, comprova o quanto pode ser útil, funcional e versátil.

Juntamente com ele, está o chamado concreto protendido, que faz uso da técnica de protensão não-aderente e permite racionalização e resistência. Ambos os métodos construtivos, ambientalmente vantajosos, podem ser aplicados em projetos residenciais, públicos, corporativos e comerciais, provando suas vantagens não só para o meio ambiente, mas para a economia e a arquitetura verde.

Para entender como são usados e de onde vem o seu caráter sustentável, acompanhe a entrevista técnica que o TEM Sustentável fez com o Dr. Joaquim Caracas, CEO e fundador da empresa Impacto Protensão, especializada no desenvolvimento de sistemas construtivos para lajes prediais que utilizam técnicas inovadoras e patenteadas. Diversas tecnologias do portfólio do profissional incluem plástico reciclado, design inteligente e concreto protendido, promovendo economia de até 85% no uso da madeira e até 45% em mão de obra.

 

Confira outras notícias