Tampinha Legal

O “Tampinha Legal” é o maior programa socioambiental de caráter educativo de iniciativa da indústria de transformação do plástico na América Latina.  Lançado em 2016, durante o 2° Congresso Brasileiro do Plástico (CBP), propõe ações modificadoras de comportamento de massa através do fomento de coletas de tampas de plástico. As entidades assistenciais cadastradas no programa recebem 100% dos recursos obtidos com a venda do material. O Tampinha Legal busca a melhor valorização de mercado ao mesmo que mobiliza  todos os segmentos da sociedade a dar o destino adequado aos resíduos plásticos.
.
Atualmente podemos encontrar pontos de coleta em hospitais, órgãos púbicos, escolas, comércio, empresas… Há uma mobilização da sociedade em fazer o bem, que reflete no aumento da qualidade de vida de todos. A comunidade pode se envolver de diversas formas, a começar pelo recolhimento de tampas e entrega nos pontos de coleta do programa. Informações sobre o Tampinha Legal, como a quantidade de tampinhas já arrecadadas, pontos de coleta e entidades assistidas, podem ser obtidas pelo site tampinhalegal.com.br. Também é possível acompanhar o trabalho do Tampinha Legal por redes sociais como YouTube e Facebook.
.
O Tampinha Legal tem a missão de aproximar o plástico da sociedade motivando, inspirando e conectando várias segmentos da sociedade através de ações a fim de aumentar os níveis de esclarecimento quanto ao destino adequado dos resíduos plásticos.
.
O programa é uma iniciativa do Instituto Sustenplást, com patrocínio da Braskem e PicPlast. Abief – Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis, Activas, AmericaTampas, Epema, Erplasti, FFS Filmes, Plasticor, Polo FilmsSol Nordeste, Simplás, Sinplast, Simplavi, Syrus, Xalingo Brinquedos e Plásticos Zandei são os mantenedores do projeto e conta com apoiadores de diversos segmentos.
.
O Congresso Brasileiro do Plástico é uma realização do Simplavi – Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Vale dos Vinhedos., Sinplast – Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do RS, e Simplás – Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho.
.
Link para o site: Tampinha Legal